Aqui você vai encontrar dicas para manter sua qualidade vida, com conteúdos interessantes para ter uma vida mais saudável

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A ingestão de líquido durante a refeição é prejudicial?






Você já ouviu falar que não se deve beber líquidos durante as refeições, mas você não sabe o porquê desta recomendação, veja quando e como se deve beber  sem interferir na digestão.

Se você bebe muito líquido, você mastiga menos que deveria, e o que acontece é que o excesso de líquido misturado aos alimentos pode dilatar o estômago, provocando uma sensação de "inchaço abdominal", e também faz com que o suco gástrico, que é responsável pela digestão dos alimentos se dilua e a digestão demore a acontecer ocasionado dificuldade na síntese de nutrientes

                                   
Além do que, também pode causar gases. Portanto, o ideal é evitar, principalmente as bebidas gasosas. 

Para quem possui problemas como refluxo, esofagite, gastrite, hérnia de hiato e outros problemas na mucosa gástrica, ingerir líquidos não é apropriado. Quanto mais líquida a refeição, na hora que o estômago contrai, é mais fácil do alimento, misturado à água, refluir para o esôfago, causando esofagite. Se a pessoa apresenta algum problema digestivo, a ingestão de líquido pode atrapalhar. É uma questão de bom senso. 



Quem deve beber ? 

Existem casos de pessoas que devem ingerir líquido durante as refeições, como aquelas que têm pouca saliva, quem passou por radioterapia ou não produz saliva. Essas pessoas têm que beber, porque a digestão começa na boca. Para quem não tem saliva, até deglutir é muito difícil. 

Engorda ou emagrece? 

Beber durante as refeições não dá barriga. Não é a ingestão de água que dá barriga. É que a pessoa come mais e engorda. Quando se bebe, come-se mais. É mais fácil comer bebendo do que comer sem beber. A sensação de que o estômago está vazio é mais precoce quando há ingestão do líquido durante a refeição, não havendo saciedade assim, a pessoa vai ficar com fome mais cedo.

Uma coisa é certa: bebida alcoólica engorda, sim. Então, seja coerente e não exagere. Tomar refrigerante não traz benefício em momento algum, é melhor sempre evitá-lo ele é calórico, seja antes, durante ou depois das refeições. Além de engordar, ajuda no aparecimento das temidas celulites. Os mais apropriados são os sucos naturais ou a água. Mas, lembre-se sucos são super saudáveis mas, também tem calorias. Use sempre o bom senso!


Mas se apesar das recomendações você sentir necessidade de beber algo neste momento, opte por apenas 150 ml de água.  Duas alternativas são: ingerir o líquido uma hora depois ou 30 minutos antes de comer

                           


'A educação alimentar e uma alimentação saudável são fundamentais para a melhora da qualidade de vida.'

*Texto de autoria própria. Caso o reproduza por completo ou em partes coloque os créditos e me informe

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Por que é importante comer de três em três horas ?



Comer a cada três horas é importante para combater a compulsão, quando fracionamos nossas refeições tendemos a comer menos e o necessário.

A partir do café da manhã o correto é fazer um lanche de três em três horas, isso mantém a taxa de glicose regulada e o metabolismo ativo, tudo o que o organismo precisa para emagrecer de forma saudável.

Fazer seis refeições ao dia faz com que o organismo tenha que trabalhar mais e isso ajuda a metabolizar os nutrientes e acelerar o metabolismo.


Quando ficamos muitas horas sem comer, o corpo entende que as reservas de energia estão se esgotando e entra em um modo econômico de energia e desacelera o metabolismo.
Nosso corpo precisa de nutrientes constantemente para realizar todas as nossas atividades como pensar, andar, escrever, conversar, etc.

Fazer alimentação variada e equilibrada, cardápios saudáveis e atividade física ajuda no processo de emagrecimento.



Tudo melhora, você vai sentir a diferença !

Não é fácil, tem que ter determinação !

Você consegue !

Consulte sempre um Profissional Nutricionista !

 Consulte um Profissional de Educação Física !


*Texto de autoria própria. Caso o reproduza por completo ou em partes coloque os créditos e me informe.

Como melhorar sua definição muscular


                                  





Hoje em dia ficar forte e definido é o propósito de muitas pessoas, ou seja: pouca gordura e muitos músculos aparentes. Porém, conseguir esse visual não é nada fácil, nem para homens, muito menos para mulheres.
 
Ao adotar algumas estratégias nutricionais aliadas ao treino, os indivíduos conseguem um ótimo resultado visível no corpo! Confira:

1- Treino pesado: os músculos não irão aparecer se você treinar levinho, sem aumentar os pesos com o passar dos períodos. Então, para conseguir um corpo tonificado e desenhado, treine pesado com a orientação de um bom profissional da Educação Física!



2- Doces e Carboidratos refinados: alimentos à base de farinha branca e açúcar viram gordura corporal “na hora”, tanto para praticantes, quanto para atletas (claro, respeitando gasto calórico, genética e tipo de alimento). Mas a regra geral para melhorar sua definição é diminuir e/ou até mesmo excluir esses ingredientes de seu cardápio. Em pouquíssimos dias, você já notará diferença;

3- Proteínas: Quem consome proteínas magras em quantidades indicadas para pessoas ativas, tem uma melhor definição e tonificação muscular, pois é a proteína que serve de substrato à fibra muscular. Detalhe: consumo diário e frequente de proteínas magras acelera o metabolismo, queimando mais gorduras. Dica: consuma whey protein todos os dias!

4- Comer de 3/3 horas: Essa prática faz com que o indivíduo coma menos em cada refeição, evitando estômago pesado, dilatação e acúmulo de gordura principalmente abdominal, além de manter o metabolismo acelerado;

5- Sal: cuidado com o excesso de sal! Tanto o salzinho branco como os alimentos super ricos em sal e/ou sódio, causam retenção hídrica acabando com sua definição muscular! Reduza ao máximo: embutidos, queijos amarelos, comidas congeladas ou enlatadas, temperos prontos, biscoitos salgados, salgadinhos, refrigerantes, frituras, pizza e lanches, pães recheados, churrasco, etc.

6- Álcool: Bebidas alcoólicas são calóricas e fermentam em sua grande maioria, além de tudo isso, o álcool retém líquidos no corpo, dando aspecto de inchaço se consumido com muita frequência, então, cautela ao consumir mais do que 1x/semana;

7- Diuréticos naturais: existe a possibilidade de manipulação de fórmulas naturais à base de diuréticos. Alguns componentes, por exemplo: chá verde, cavalinha, porangaba, alcachofra, etc. Eles tiram inchaço e retenção. Porém, utilize apenas quantidades personalizadas para você. Eu faço as fórmulas especiais para meus clientes e eles apresentam resultado visível já no 1º mês de uso!

8- Excessos à noite: comer muito à noite dilata estômago e intestinos, causa sensação de peso, inchaço e dificulta a digestão, causando má aparência física e maior acúmulo de gordura corporal;

9- Intestino e rins: garanta um bom funcionamento intestinal e renal diário, afinal, intestino preso e pouca produção de urina, causa inchaço, tirando a definição abdominal. Aumente o consumo de água.

  Antes e Depois
                                      .
    Esta é a treinadora da Jumps Fitness -Pb, Wanessa Agra
Inserida em programa de treinamento para Definição Muscular
Fazendo uso da dieta cutting em apenas 2 meses de treinos árduos!



  Antes e Depois