Aqui você vai encontrar dicas para manter sua qualidade vida, com conteúdos interessantes para ter uma vida mais saudável

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A Nutrição na prevenção do mau funcionamento do intestino






A Obstipação ou Constipação intestinal é um problema de origem funcional, decorrente de um mau funcionamento intestinal relacionado a evacuação insatisfatória, esforço excessivo para evacuar, evacuação incompleta e fezes endurecidas. Ainda podem ocorrer períodos prolongados entre uma e outra evacuação, distensão abdominal e flatulência.  

Para elaborar uma definição para a constipação funcional crônica, um comitê de especialistas internacionais reuniu-se em Roma, já pela segunda vez, e criou o documento conhecido como Critérios de Roma II. Algumas definições foram estabelecidas para constipação intestinal: menos que três evacuações por semana, esforço ao evacuar, sensação de evacuação incompleta, fezes endurecidas ou fragmentadas, sensação de obstrução à evacuação e manobras digitais para facilitar as evacuações. São considerados constipados aqueles que apresentem ao menos dois desses critérios, referidos em pelo menos 25% das evacuações nos últimos 3 meses. De acordo com esses critérios, não são considerados constipados aqueles que referem perda de fezes aguadas ou pastosas em pelo menos 25% das evacuações nos últimos 3 meses. 

As principais causas são maus hábitos alimentares como dieta sem fibras, uso excessivo de proteínas e alimentos industrializados e refinados além da falda de alimentos no organismo, seja, por um jejum ou alguma carência alimentar; desordens funcionais e estruturais do intestino em todas as suas seções, distúrbios psiquiátricos como depressão, anorexia e psicose; e uso de fármacos, inclusive o uso excessivo de laxantes.

Tratamento:

O tratamento da constipação se constitui na adaptação da dieta, com ingestão de fibras, alimentos funcionais prebióticos e probióticos, além da ingestão habitual de líquidos e exercícios físicos. Abaixo, são relacionados os aspectos da alimentação que constituem o tratamento da constipação:

  • Os alimentos prebióticos são alguns tipos de fibras alimentares – carboidratos não digeríveis e assim resistentes à ação de enzimas – e apresentam funções importantes contra a obstipação, como atuar na manutenção da flora intestinal e contribuir com a consistência normal das fezes.
  • Os probióticos são bactérias que produzem efeitos benéficos no hospedeiro. Um de seus diversos papéis é equilibrar a flora intestinal.Podem ser componentes de alimentos industrializados como leites fermentados e iogurtes, ou podem ser encontrados na forma de pó ou cápsulas. É preciso manter uma ingestão diária dessas substâncias para que haja efeitos desejáveis.
Vários microorganismos são usados como probióticos, entre eles bactérias ácido-lácticas, não lácticas e leveduras. As bactérias mais utilizadas nos alimentos fermentados ou iogurtes são as Bifidobacterium e Lactobacillus, como exemplo o Lactobacillus acidophillus.
As bactérias diminuem a susceptibilidade de infecções, mantendo a flora intestinal saudável e equilibrada, com níveis imunológicos aceitáveis, para que o intestino possa atuar na sua função que é digerir e absorver nutrientes para o nosso organismo e expelir o bolo fecal formado.
Dentre os diversos papéis dos probióticos em nosso organismo, destacam-se a melhoria na digestibilidade dos alimentos, principalmente dos nutrientes como proteínas e lipídios, e a lactose, sendo assim o probiótico, uma importante arma contra a intolerância à lactose.
Além disso, as bactérias probióticas farão parte da microflora intestinal, responsável por aumentar o volume das microvilosidades do intestino, aumentando a superfície de contato para absorção. Também acelera a motilidade intestinal, evitando contato entre substâncias do bolo fecal e a mucosa.


  • A ingestão de líquidos ajuda no aumento do trânsito intestinal e na expulsão do bolo fecal, de maneira facilitada, pois hidrata o bolo fecal e o deixa amolecido. É recomendado pelo menos 1,5L de água por dia.

  • A recomendação de fibras diária é de 25-30g para adultos saudáveis e mais 5 gramas por dia para crianças.




Fontes: http://www.rgnutri.com.br/http://www.nutritotal.com.br e Cyntia Lara Meira V. Coqueiro -  Nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário