Aqui você vai encontrar dicas para manter sua qualidade vida, com conteúdos interessantes para ter uma vida mais saudável

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Conheçam agora os tipos de adoçantes mais utilizados e suas características:



*Dentre os adoçantes artificiais temos a sacarina, o ciclamato, o aspartame, o acessulfame-k e a  sucralose.

-Sacarina – 5mg/Kg de peso/dia
Tem poder adoçante 500 vezes maior que a sacarose, em grandes quantidades deixa sabor amargo e metálico, pode ser utilizado em preparações quentes.  É bastante utilizado em alimentos, cosméticos e medicamentos. Contém sódio.
-Ciclamato – 11 mg/kg de peso corporal/dia
Tem poder adoçante 40 vezes maior que a sacarose, mais utilizados por produtos industrializados (bebidas, gelatina,etc) suporta tanto alta e baixas temperaturas. Contém sódio.
-Aspartame – 40 mg/ Kg de peso corporal/dia
Tem poder adoçante 200 vezes mais utilizado na maioria dos refrigerantes, é sensível ao calor, não recomendado para gestantes e deve ser evitado por pessoas que sofrem de fenilcetonúria, pois contém fenilalanina em sua composição.
-Acesulfame-k 15mg/kg de peso corporal/dia
Tem poder adoçante até 200 vezes mais que a sacarose, gosto amargo e suporta altas temperaturas e é eliminada totalmente pelo organismo através da urina.
-Sucralose – 15 mg/kg de peso corporal
Tem poder adoçante 600 vezes mais que a sacarose, não produz cárie e também não calórica, suportas alterações de temperaturas.  É bastante utilizada em produtos esterilizados, UHT, pasteurizados e assados, por ser estável à grandes temperaturas.
*Dentre os adoçantes naturais temos a frutose, o sorbitol, o manitol e o esteovídeo. 
-Frutose – Não há recomendação (média 15 mg/kg de peso corporal)
Tem poder adoçante 170 vezes mais que a sacarose. É extraído de frutas, cereais e mel e deve ser usado com moderação já que provoca cáries e tem consumo limitado para diabéticos.  
-Sorbitol - 15 mg/kg de peso corporal
Tem poder adoçante 50 vezes mais que a sacarose. Originado de frutas e algas marinhas., seu uso é restrito a pessoas que não são diabéticas e que não são obesas. Resiste a altas temperaturas, à evaporação e ao cozimento. 
-Manitol - 15 mg/kg de peso corporal
Tem poder adoçante 70 vezes mais que a sacarose. É encontrado em vegetais e algas marinhas. Não é recomendado a diabéticos e produz efeito laxativo se usado em grandes quantidades. 
-Esteviosídeo – 5,5 mg/kg de peso corporal/dia
Tem poder adoçante 300 vezes mais que a sacarose, é encontrado na planta Stevia Rebaudiana. Não produz cárie e também não calórica, suportas alterações de temperaturas.
Cuidado com o excesso de adoçantes, ainda mais se você consome produtos diet, light ou zero, pode aumentar a chance de ultrapassar a quantidade máxima a ser ingerida!
O ideal para a saúde é acostumarmos nossos paladares aos sabores naturais. Experimente um suco sem adoçá-lo ou  até mesmo um bom café!

 Fonte: Abcnutri adaptado

Nenhum comentário:

Postar um comentário